Estatuto do Desarmamento: Sem uma Polícia Investigativa, Preparada e Motivada, de Nada Adianta

Mesmo com a promulgação do Estatuto do Desarmamento em 2003, o uso de armas de fogo para cometer homicídios cresceu 12% em 12 anos no Brasil, segundo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O estudo ainda aponta que algumas regiões do Brasil contabilizam taxas de assassinados semelhantes a de países em guerra.

Em 1996, conforme a CNM, o uso de revólveres e pistolas estava presente em 59% dos quase 40 mil assassinatos registrados. Em 2008, 71,3% dos mais de 48 mil homicídios foram cometidos com armas de fogo. A comparação dos dados motra que, a partir de 2003, 7 de cada 10 mortes foram causadas por revólveres e pistolas. Em 2008, segundo os dados, praticou-se uma média de 95 homicídios com armas de fogo por dia.

Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, as conclusões do levantamento, realizado a partir do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, são alarmantes. “O crescimento do tráfico ilegal e o fácil acesso às armas indicam a importância de qualificar e avançar nos debates sobre violência e segurança pública no Brasil, principalmente nos municípios”, afirma. Na opinião dele, o estudo pode servir de orientação à elaboração de soluções para o problema.

Por região, a pesquisa aponta que o Nordeste é onde mais se utilizam armas de fogo para a prática de crimes. Em 2007, 73,9% dos homicídios registrados foram cometidos com revólveres ou pistolas. Em seguida, no mesmo ano, aparecem Sudeste e Sul, com 73,3% e 73,1%, respectivamente.

O Alagoas é o Estado que mais registrou mortes causadas por armas de fogo – 84,6% dos 1.878 casos em 2008. Rio de Janeiro (81,4%), Bahia (80,1%) e Pernambuco (78,2%) também figuram entre os primeiros. A análise mostra um grupo de 13 Estados com um crescimento constante na prática de homicídios com armas de fogo ¿ Paraná e Rio Grande do Sul, por exemplo ¿ e outro grupo de três Estados com quedas significativas na violência – Rio de Janeiro, São Paulo e Roraima.

Capitais

Nas capitais, os dados preliminares de 2008 apontam que Salvador (BA) lidera o ranking. De um total de 1.720 homicídios, 92,6% foram praticados com arma de fogo. Maceió, que foi líder da lista em 2007, caiu para segundo com o índice de 92,1%. Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) completam o topo: 89,4%, 88,6% e 88%, respectivamente.

Sexo e idade

Por sexo e idade, são os homens entre 15 e 24 anos as principais vítimas das armas de fogo. Em 2008, por exemplo, 94,2% dos homens foram assassinados por esse meio, enquanto as mulheres responderam por 5,7%. No mesmo ano, os crimes cometidos contra pessoas de 15 a 24 anos foram praticados em 79,6% dos casos por armas de fogo. Entre 25 a 34 anos, a taxa foi de 74,2%.

Municípios

O ranking municipal de homicídios causados por armas de fogo traz na liderança dois municípios que fazem fronteira com o Paraguai – Guairá e Foz do Iguaçu, ambos no Paraná. “É mais um indício de que a conexão com redes internacionais de tráfico de armas e outras atividades ilegais podem facilitar a prática de homicídios”, diz o presidente da CNM.

FONTE: JB ONLINE – PAÍS

Uma resposta

  1. Damião
    | Responder

    Ola, às vezes não consigo entender tanto estudos para chegar a lugar nenhum com relação ao desarmamento ou armamento:a violencia continuara do mesmo jeito com arma ou sem ela na mão do cidadão ou da policia:DESARMA -SE O POVO E ELES FICAM ARMADOS(HIPOCISIA)TODO SER HUMANO QUE USA ARMA TEM O MOTIVO DE DOMINAR O MAIS FRACO-ARMA PODEROSA CONTRA ARMA INFERIOR,.O DESARMAMENTO VERDADEIRO ACONTECERÁ QUANTO TODOS FOREM DESARMADOS,INCLUSIVE AS FORÇAS ARMADAS NO MUNDO TODO(PRA QUE GASTAR TANTO IMPOSTO COM COMPRA DE ARMAS SE O GOVERNO ESTA APLICANDO EM EDUCAÇÃO?OU NÃO ESTA?PODE SER QUE O LEITOR DESTE COMENTARIO DISCORDA MAS TUDO QUE NOS ESTAMOS VENDO INTERESSA PARA ALGUNS EMPRESARIOS E BANCOS QUE VIVEM AS CUSTAS DOS CIDADÃOS.VEJA BEM TODAS AS POLICIAS GANHAM SEUS SALARIOS GRAÇAS A BANDIDAGEM E OS JUIZES TB SISTEMA PRISIONAL SE ACABAR COM A VIOLENCIA NÃO TERA MAIS SENTIDO VESTIR DE POLICIA N A NAO SER PAR OBRIGAR O POVO A TRABALHAR PARA ELES SOB O IMPERIO DAS ARMAS.TS TS TS.AGORA EM OUTUBRO VAMOS ELEGER NOSSOS FUTUROS PATROES(PRESIDENTE E TODOS OS OUTROS) QUE CONTINUARÃO A RECEBER E AUMENTAR IMPOSTOS POR CAUSA DA GANCIA DE DINHEIRO E PODER.OS PRESIDENTES DO MUNDO TODO SÃO PAO MANDADO DOS VERDADEIROS CONTROLADORES DO PODER E DINHEIRO DO GLOBO OS ILLUMINATIS QUE SÃO DONOS DE TODAS AS AUTORIDADES DO MUNDO E OS CIDADÃO ACHAM QUE SÃO O GOVERNO DE CADA PAIS TS,TS,TS INGNORANCIA EM FORMA DE CONHECIMENTO DAS NOSSAS FACULDADE QUE NÃO ENSINAM O POVO AVERDADE.SE A NAÇÃO ACREDITASSE NAS LEIS DO CRIADOR NÃO PRECISAVAM PAGAR TÃO CARO POR UMA FALSA SEGURANÇA E FALSOS PRESIDENTE ETC.

Deixe uma resposta